NOMENCLATURA CINÓFILA PADRÃO



APARÊNCIA GERAL


Considerando a sua onstrução forte, musculoso,
bem balanceado, ativo com uma expressão viva, determinada e inteligente.

Destacam-se como principais características, a sua cana nasal descendente e a cabeça em
forma de ovo.

Independente do tamanho,
os machos devem
parecer masculinos e as fêmeas femininas.


1
Trufa 1
13
Perna
25
Braço
2
Focinho 1
14
Jarrete
26
Ponta do esterno
3
Stop
15
Metatarso
27
Ponta do ombro
4
Crânio
16
Patas
5
Occipital
17
Joelho a = profundidade do peito
6
Cernelha
18
Linha inferior b = altura do cotovelo
7
Dorso
19
Cotovelo a + b = altura do cão
8
Lombo
20
Linha do solo
9
Garupa
21
Metacarpo
10
Raiz da cauda
22
Carpo
11
Ísquio
23
Antebraço
12
Coxa
24
Nível do esterno na cernelha

Perguntas & Respostas

Quais raças originaram o Bull Terrier?


As raças que possivelmente originaram o Bull Terrier foram:
Old Bull terrier, Bull and Terrier (foto 1) X White English Terrier (foto 2) ,
mais tarde, usou -se o Dálmata para melhorar os aprumos, frente,
ombros e linha dorsal , produzindo um exemplar mais elegante
que se chamou Bull Terrier.Há outras versões onde dizem que se usou
Greyhound, Foxhound, Spanish Pointer.
Porém os exemplares não possuíam a cabeça carneirada de hoje.
Só conseguiram fixar essas formas no início de 1900.

Quanto as variações genéticas tivemos quantos tipos?


Tipo Bull : cães pesados com ossatura e massa muscular bem desenvolvidas;

Tipo Terrier :
cães com ossatura leve e massa muscular magra porém não fraca,
com uma tenacidade mais aguçada que no tipo Bull;

Tipo Misto:
( 50% Bull x 50% terrier) trata-se de um tipo onde o equilíbrio
entre ambos é o mais desejado pelos criadores.

Até 1910 a única cor aceita era o branco,mas a mesma apresentava problemas genéticos e por volta de1920 os criadores começaram a introduzir cães de cor, para corrigir alguns defeitos genéticos dentre eles surdez,mas somente em 1933 a variedade colorida foi reconhecida .

Quais virtudes destacaram a raça ?
Coragem, inteligência, resistência a dor, sua rápida recuperação dos ferimentos, porém eram doces com a família, e mesmo quando lutava tinha o cuidado de não morder seu dono mesmo estando machucado.
Os cães de hoje possuem muitas destas características, mas são menos
combativos que os exemplares antigos.

Aspecto geral
Exemplar de constituição sólida, forte, musculoso, equilibrado, ativo com expressão viva e determinada,os machos com aparência máscula e as fêmeas, bem femininas.

Cabeça e Crânio
Sua forma e sua proporção é importante devendo ter perfil limpo, curvada e sem obstruções, devem ser comprida , forte , profunda até o focinho sem parecer grosseira (tosca), vista de frente é ovalada (ovóide) e perfeitamente cheia.
A parte superior do crânio entre as orelhas dever ser plana.
De perfil deve apresentar uma suave curva da vértice (base) do crânio,
até o focinho (trufa) que dever ser bem pigmentada (negra) e com uma angulação seguindo a curva com contínua inclinação (roman finish),
deve também ser proporcional ao corpo .

Olhos
De aparência estreita, triangulares (inseridos no crânio),, escuros, com uma expressão penetrante o tamanho entre a trufa e os olhos deve ser maior do que os olhos á "base do Crânio"-Occipital", olhos claros não são desejados.

Boca
Dentes limpos, lábios secos e bem inseridos na mandíbula, fortes, de bom tamanho, com mordedura em tesoura, exemplares com curvatura muito acentuada pode apresentar falta de dentição na parte inferior, desta forma para se adaptar a angulação excessiva, e para correção deve-se procurar exemplares com cabeças largas e com curvatura com menor angulação para corrigir possível falta dentária.

Orelhas
Devem ser eretas, de pequeno a médio porte, fortes e finas, próximas entre si, de forma triangular, inseridas na base do crânio.

Pescoço
O pescoço deve ser muito musculoso, longo, curvado estreitando-se dos ombros a cabeça,não devendo apresentar excesso de pele (papada).

Peito
Os ombros são fortes e musculosos, sem ser obeso, as escápulas largas, planas e estreitas ao tórax, inclinação pronunciada desde a parte detrás do eixo frontal abaixo até acima, formando um ângulo reto com o antebraço. Cotovelos retos. Membros anteriores com osso de qualidade redondos e muito fortes, aprumados e perfeitamente paralelos. Em cães adultos, o comprimento dos membros anteriores será aproximadamente igual a largura do peito.

Posteriores
Os membros posteriores devem ser paralelos vistos detrás, coxas musculosas, coxas inferiores (parte inferior) bem desenvolvidas, boa angulação e calcanhares curtos, fortes e com osso.


Pés
Os pés são redondos e compactos com os dedos bem curvados.

Cauda
A cauda é curta e baixa um pouco grossa na base, de porte horizontal afinando ao final.

Cor
Os cães brancos devem ser branco puro, a pigmentação e as manchas na cabeça não devem ser penalizadas. Na variedade de cores o manto é o que predomina, podendo ser tigrado, tigrado de preto, de vermelho, e os tri-colores todos estes também são aceitáveis.
Os sinais em cachorros brancos não são recomendáveis, tais como, o azul e o vermelho amarronzado (cor de fígado), estas são penalizadas.

Movimentação
O cão em movimento passa a sensação de ser muito compacto e de cobrir o solo com passos soltos e fáceis, com muita elegância, o que lhe é característico. Ao trotar (marchar), as extremidades anteriores e posteriores se movimentam em paralelo, tanto vistas de frente como detrás. Os cães que tem boa estrutura parados, em movimento podem apresentar defeitos. Por isto a prova de movimento exige uma maior importância em uma exposição, onde permitirá ao árbitro valorizar plenamente a estrutura e a classe de um bull terrier.

A evolução do movimento é tão importante que em algumas exposições especiais do Clube do Bull Terrier Inglês se premia, também o melhor cão nos finais absolutos, que também mostrou um andar compacto, magnífico, com forte impulso e com mais classe.

Tamanho
Não há limites estabelecidos, para tamanho nem para peso, o bull terrier deve dar a impressão de máxima substância e qualidade independente do sexo.




Copyright © BionicForce - 2009 - Todos os Direitos Reservados.
Web Designer: L.P.L.F. - luizplimaf@yahoo.com.br

i